domingo, 6 de janeiro de 2013

Votos para 2013

 
 
 
Iniciou um novo ano e como sempre temos a vontade de melhorar ou aperfeiçoar alguns aspectos da nossa vida.
Este ano sob força das circunstâncias que se avizinham,e que temos já vivido durante o ano anterior, somos obrigados também a reformular alguns hábitos consumistas adquiridos.
Desde o final do ano passado que tenho sentido uma necessidade de simplificar mais a minha vida, de ter mais tempo para mim, de me encontrar a mim própria, de ser mais Eu ...
Assim defini algumas linhas orientadoras para este novo ano, no sentido de realizar esse desejo.
 
1 - Fazer mais exercício físico.
Não me vou inscrever num ginásio, o que implicaria gastar dinheiro numa mensalidade, mas praticar desporto ao ar livre ou em casa.
Tenho uma bicicleta de manutenção em casa, que vou passar a rentabilizar mais, pelo menos 1 a 2 vezes por semana.Vou passar a usar assiduamente o parque da cidade para fazer caminhadas e para correr.
Durante esta primeira semana do ano já andei 30 minutos de bicicleta 2 vezes. É pouco? Estou só a começar...
 
2 - Praticar Ioga
Já há muito tempo que tenho curiosidade em experimentar ioga. Sim terei de gastar dinheiro numa mensalidade, mas também mereço!
Procuro assim alcançar alguma tranquilidade.
 
3 - Consumir mais cultura
O que não implica necessariamente gastar muito dinheiro.
Visitar museus ao domingo de manhã (entrada gratuita), aproveitar actividades culturais promovidas pela autarquia (gratuitas ou a preço reduzido), ler (adoro ler), ouvir música, ir ao teatro e ao cinema (ultimamente é 1 vez por ano e filmes infantis por causa do pimpolho - fica muito caro).
Por norma leio cerca de 6 a 7 livros por ano ( é pouco, eu sei), neste momento estou a ler " Comer Orar Amar" de Elisabeth Gilbert e estou a gostar muito.
Comecei o ano por ir ao Concerto de Ano Novo, que foi de entrada livre.
 
4 - Não me zangar (ou o menos possível)
Neste aspecto já comecei mal o ano. Na primeira semana do ano já me zanguei duas vezes.
 
5 - Fazer refeições saudáveis
Nós somos o que comemos. Neste ano de "contenção orçamental" de certeza que vou continuar a cortar nos ditos alimentos não saudáveis (refrigerantes, bolos de pastelaria e outros doces, batatas fritas, comida fast-food, etc). Claro que de vez em quando também sabe bem um docinho, então aproveito para fazer ao fim de semana um bolo ou sobremesa caseira.
Vou preferir carnes brancas e peixe, comer mais sopa, frutas, saladas, legumes cozidos e por fim, mas não menos importante tentar beber mais água.
Escolher bem os alimentos também vai ser uma prioridade e sempre que possível preferir os produtos nacionais (muitas vezes o preço é igual ou até mais barato e por norma são sempre de boa qualidade).
 
6 - Organizar melhor o meu tempo
Vou começar por fazer as ementas semanais muito faladas em vários blogs e fazer sempre a lista de compras de supermercado (mesmo nas pequenas compras). Só aqui acho que vou poupar imenso tempo.
 
 
7 - Simplificar (ou se quiserem, destralhar) a minha casa
Este é um tema que me tem ocupado à já algum tempo. De facto, cheguei à conclusão que por vezes temos coisas a mais sem necessidade nenhuma, que só complicam o nosso dia a dia. Tenho lido o blog "The busy woman and the stripy cat" que me tem inspirado no sentido de abdicar de coisas que realmente não fazem falta, mas que por algum motivo (sentimental, irracional ou esquecimento) mantemos em casa. Não é fácil, mas aos poucos vou somando vitórias.
O objectivo final é simplificar, mas claro sem extremismos.
 
8 - Poupar
Que saudades do tempo em que ainda recebia o subsidio de férias e o de Natal e que iam quase na totalidade para a poupança!
Nos dias de hoje tem sido muito difícil pôr um dinheirinho de parte para a poupança.
Mas vou estabelecer um valor que mensalmente retiro para a poupança logo que receba o ordenado.
E vou esforçar-me por não ter de o ir buscar no final do mês.
Vou continuar atenta às promoções de supermercado e comprar só o necessário. Roupa e calçado comprar só nos saldos, salvo alguma necessidade de última hora. Reduzir o consumo de luz, água e gás (não sei se é possível reduzir mais!). Reduzir para o mínimo dos mínimos as idas ao centro comercial e preferir uma ida ao parque, um passeio á beira mar, ver um filme interessante na TV, dar um passeio de bicicleta em família, fazer um pic-nic, ou simplesmente dormir uma sesta!
 
9 - Viajar
Gostava muito, mas mesmo muito de visitar uma cidade europeia (fora de Portugal, entenda-se) este ano. Isto só depende do que eu conseguir poupar...
 
10 - Estar mais tempo com quem amo
Se conseguir cumprir estes objectivos, de certeza que terei mais tempo de qualidade para passar com a família, o que me fará uma pessoa mais feliz!